Professora do Programa de Engenharia de Transportes (PET) com Doutorado pela COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014); Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - UnB (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA). Foi consultora na Secretaria Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo sido contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-Brasil) para o desenvolvimento de atividades gerenciais e de consultoria técnica do projeto. Atua como consultora sênior na área de meio ambiente, políticas sobre mudança do clima; mudanças climáticas (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência de cidades) e sustentabilidade. Coordena o Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS) onde desenvolve pesquisas e aplicações com Hidrogênio Renovável. Também tem experiência consolidada no gerenciamento de projetos e de pessoas. Atualmente é coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes e Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Foi autora colaboradora do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas, no capítulo transportes, do Grupo de Trabalho 3.
Coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes - PET COPPE UFRJ
Tel: +55 21 3938-8180
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
É geógrafa pela PUC-RJ com mestrado em Planejamento Energético pela COPPE, DEAR em Methódes Scientifiques de Gestion pela Universidade de Paris-Dauphine. Trabalhou na Coordenação Geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia de 1997 a 2009. Participou das negociações internacionais no âmbito a Convenção do Clima e do Protocolo de Quioto desde 2000 a 2010. Atualmente é consultora e associada ao Instituto Internacional para a Sustentabilidade – IIS.
Conselheira Emérita do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Foi Ministra do Meio Ambiente (2010-2016). É, também, Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP), membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA e membro do Conselho Administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ao longo de sua carreira, Izabella Teixeira ocupou diferentes posições administrativas no Ministério do Meio Ambiente, no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no IBAMA, onde ingressou em 1984. Desempenhou papel chave na negociação do Acordo de Paris e foi nomeada, em 2012, para servir no Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.
Em 2013, ganhou o Prêmio Global “Campeões da Terra”, da ONU Meio Ambiente, pela sua contribuição para reduzir o desmatamento na Amazônia. É mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ.
Atua como Professora Adjunta do Programa de Planejamento Energético (PPE) no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Sua pesquisa e experiência abrangem uma ampla gama de áreas relacionadas ao clima e energia. Desempenhou um papel fundamental como Autora em três Relatórios do Sexto Ciclo de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), especificamente no Grupo de Trabalho III (WG III) sobre mitigação de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, ela contribui para o Relatório "Emission Gap Report" da UNEP (2020-2023). Seu trabalho acadêmico também a levou a assumir posições de destaque em instituições internacionais de renome. Foi Pesquisadora Visitante (Visiting Fellow) no Departamento de Política Ambiental do Imperial College London (CEP/ICL) e é Professora Convidada na Universidade de Lisboa (2020-atual). Anteriormente, ela desempenhou o papel de Cientista na Unidade Técnica do WG III do IPCC, onde coordenou os relatórios especiais sobre trajetórias de aquecimento global de 1.5°C e interações entre clima e uso do solo no período de 2017 a 2019. Possui um extenso histórico de pesquisa e contribuições acadêmicas. Realizou pós-doutorado na COPPE/UFRJ com atuação na área de inovação tecnológica de baixo carbono, com ênfase em bioenergia (2013-2016). Trabalhou como pesquisadora no Instituto de Estudos Avançados da Organização das Nações Unidas (IAS/UNU) (2012-2013), Banco de Desenvolvimento Asiático (ADBi) (2010-12) e na Universidade de Tóquio (2008-2011) na área de avaliação de políticas de baixo carbono, estratégias de adaptação e mitigação de mudanças climáticas e avaliação de ciclo de vida, especificamente sob os sectores de energia e transportes. Possui doutorado (Ph.D.) em Engenharia Ambiental pela Universidade de Tóquio (2011) e é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL) (2006). Tem mais de 12 anos de atuação em pesquisa e extensão sobre avaliação ambiental e planejamento energético, com participação em projetos internacionais apoiados por instituições estrangeiras e nacionais (Banco Mundial, PNUMA, UNDP, WRI, ADB, JP-MOE, UKERC, UK-BEIS, GIZ, CDP, FINEP, MCTI, MMA). Integra as comissões científicas internacionais da Science Based Targets (SBT). É Editora Associada na revista internacional Journal of Environmental Science and Policy (Elsevier, ISSN:1462-9011) e faz parte do grupo editorial das revistas científicas Journal of Cleaner Production (Elsevier, ISSN: 0959-6526) e Journal Renewable and Sustainable Energy Transition (Elsevier, ISSN 2667-095X)
Graduado em Engenharia Elétrica, de Sistemas e Industrial pela PUC-RJ (1975), e em Economia pela UFRJ, no ano seguinte, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação, na Coppe, em 1977. Cursou o doutorado em Técnicas Econômicas, Previsão, Prospectiva pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.
Emilio trabalhou na Finep, entre 1975 e 1988, onde chefiou a Divisão de Infraestrutura Energética nos últimos dois anos. Ingressou na Coppe em 1988, como professor adjunto, onde em 2013 passou a Professor Titular. Em sua trajetória acadêmica, orientou 80 dissertações de mestrado e 35 teses de doutorado, escreveu ou organizou 31 livros, publicou 93 artigos em periódicos e 130 em congressos. Foi o primeiro coordenador do Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental da Coppe, de 1988 a 1997, e coordenou o Programa de Planejamento Energético, em 1995-1996. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (Lima), desde 1997, e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CentroClima), desde 2000.
Sergio Margulis é matemático, com doutorado em economia ambiental pelo Imperial College, Londres. Foi economista de meio ambiente do Banco Mundial em Washington DC durante 22 anos, onde aprendeu e trabalhou com questões ambientais de mais de 40 países de todos os continentes, em temas diversos como gestão ambiental, valoração econômica, recursos hídricos, desmatamentos e poluição atmosférica. Desde 2005 tem trabalhado e estudado quase que exclusivamente sobre temas ligados ao aquecimento global. Ainda no Banco Mundial, coordenou um grande estudo sobre a Economia da Adaptação às Mudanças do Clima, e liderou um estudo pioneiro que integrou análises técnicas e econômicas dos efeitos do aquecimento global no Brasil.
Ao longo de sua carreira, foi Secretário de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, assessor especial de dois ministros do Meio Ambiente no Brasil, Presidente da Feema (atual INEA, órgão ambiental do Estado do Rio de Janeiro), pesquisador do IPEA e professor de diversos cursos de graduação e mestrado. Atualmente é professor de Economia da Sustentabilidade na PUC-Rio de Janeiro e Pesquisador Sênior Associado do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), do Instituto Clima e Sociedade, ambos no Rio de Janeiro, e da WayCarbon, em Belo Horizonte.
Há mais de 38 anos fazendo parte da Petrobrás, ela foi a primeira mulher a trabalhar embarcada e, atualmente, Diretora Executiva da ABGP ( Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo) e Assistente Técnica da presidência da Petrobras
Como reconhecimento por sua capacidade técnica e sua dedicação no campo das geociências, Sylvia recebeu um dos prêmios mais relevantes do mundo nessa área, o AAPG Distinguished Service Award for 2017, oferecido pela Associação Americana de Geólogos de Petróleo (American Association of Petroleum Geologists).
Graduada em Engenharia Mecânica, Mestre em Programa de Planejamento Energético e DSc em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995).
Professora Titular da COPPE / UFRJ; Coordenadora do Fundo Verde UFRJ; Coordenadora líder e autora do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC); Membro do Conselho do Museu do Amanhã; Membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Membro do conselho consultivo da Vital Strategies Brasil; Diretora do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia da COPPE/UFRJ; Diretora da COPPE/UFRJ; Membro da Diretoria do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP); • Membro da Aliança Global de Universidades sobre o Clima (GAUC); Membro da Organização Internacional de Bambu e Rattan.
Tem publicado vários artigos e teses na área de energia, transportes, ambiente e alterações climáticas.
Enquanto coordenadora do Fundo Verde da Universidade Federal, vem implementando iniciativas sustentáveis no campus da universidade relacionadas à energia solar, redes inteligentes e mobilidade sustentável.
Como presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, ela organizou 3 relatórios de avaliação sobre mudanças climáticas e 3 relatórios especiais.
Ela foi Subsecretaria de Economia Verde do Rio de Janeiro Estado, de Governo 2010-2013 e também trabalhou no Governo Federal como a Secretária Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente 2008-2010, além de ter atuado como membro do Board do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, representando a América Latina.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1 – Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ – Cidade Universitária
CEP: 21.941-594 - Rio de Janeiro - Brasil
Tel: 55 (21) 3622-3477
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2988769840029659
Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ
Policy
Term e Conditions
Help
FAQs